quarta-feira, 23 de maio de 2018

"A intifada de al-Aqsa foi provocada pela visita de Ariel Sharon ao Monte do Templo” (Globo)

Uma narrativa bastante difundida é a de que uma visita do ex-primeiro ministro israelense Ariel Sharon desencadeou a Segunda Intifada, a violenta revolta dos árabes palestinos que vitimou milhares de pessoas entre os anos de 2000 e 2005. Exemplo disso é o Jornal Nacional, que passados quase 14 anos (no dia 11/01/2014) continuava responsabilizando a visita de Sharon pelo ocorrido. 

O grande problema com esta narrativa é que ela vai de encontro aos fatos, tendo sido desmacarada até por líderes palestinos como Immad Falluji, ministro das comunicações da Autoridade Palestina, e pela viúva de Yasser Arafat, Suha. Ambos afirmaram publicamente que a Intifada já tinha sido planejada muito antes da visita de Sharon. 



O discurso de Immad Falluji foi feito no dia 5 de dezembro de 2000 e a entrevista de Suha Arafat foi transmitida em 12 de novembro de 2011. Apesar disso, o Jornal Nacional continuava desinformando em 2014.

Immad Falluji: 
"Quem quer que pense que a intifada começou por causa da desprezível visita de Ariel Sharon a mesquita de al-Aqsa está enganado. Aquela foi apenas a última gota, que acabou com a paciência do povo palestino. 
Esta intifada já estava planejada desde que o presidente [Yasser Arafat] retornou das recentes negociações em Camp David (em julho de 2000), nas quais ele enfrentou o presidente Clinton e rejeitou com firmeza os termos americanos [para o acordo] no coração da América. 
Arafat foi o primeiro presidente a dizer, em pleno coração da América, que rejeita os termos americanos de forma inequívoca -- quando ainda estava em Washington e em Camp David.  
Ele demonstrou que não cederá aos termos americanos, não importa quais sejam as circunstâncias." 

 Suha Arafat:
"No nível pessoal eu sinto muita, muita falta dele. [Nossa filha] Zahra também sente falta dele. Você nem pode imaginar. 
Ela não o conheceu. Ela sabe que Arafat nos mandou embora antes da invasão [israelense] de Ramallah. Ele disse: vocês têm que deixar a Palestina porque eu quero realizar uma intifada e não estou preparado para me proteger atrás de minha esposa e de minha filha pequena.  
Todos disseram que "a Suha o abandonou", mas eu não o abandonei. Ele ordenou que eu o abandonasse pois ele já tinha decidido promover uma intifada depois dos acordos de Oslo e do fracasso de Camp David."

Nenhum comentário:

Postar um comentário