segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Êxodo 22:2 - "bandido bom é bandido morto"?



Êxodo 22:2
"Se um ladrão for surpreendido saltando um muro ou arrombando uma porta e, sendo ferido, morrer, quem o feriu não será culpado do sangue,"

De acordo com as traduções mais populares da Bíblia, Deus dá ao indivíduo durante o terror e o perigo de uma invasão noturna — mesmo que seja apenas um ladrão, e não um estuprador ou um assassino — o direito de matar o invasor: "não será culpado do sangue".

Mas na claridade do dia, quando há testemunhas que podem ajudar a condená-lo no tribunal ou transeuntes que podem ajudar a subjugá-lo sem uso de força letal, aquele que o matar será culpado pelo sangue derramado, como mostra o trecho seguinte:

Êxodo 22:3
"mas se essa ocorrência se der depois do nascer do sol, então será culpado de homicídio."

Original em hebraico 
אִם-זָרְחָה הַשֶּׁמֶשׁ עָלָיו, דָּמִים לוֹ
Em hebraico o trecho traduzido como "se essa ocorrência se der depois do nascer do Sol" diz "Se o Sol nasceu sobre ele [o ladrão]".   

Com base no texto original, um comentarista bíblico faz uma pergunta para tentar entender o real significado do texto: "E o sol nasceu apenas sobre ele, e não sobre o mundo inteiro?"

O exegeta explica: o Sol é a paz no mundo. Então, se é sabido que a paz está com ele  ou seja, que o ladrão não representa um risco para a vida do dono da casa  o sangue derramado recai sobre o aquele que o matar.

O comentarista prossegue afirmando que a expressão "sobre ele" nos ensina que não faz diferença se é dia claro ou se ainda é noite, o que importa é o risco que o ladrão representa para a segurança da vítima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário